Sonho Meu! Uma música e um sonho realizado
Como conta Maria Bethânia, a música “Sonho Meu” tem em sua história algo de sonho, mas que se tornou realidade! Em 1978 ela estava em busca de músicas para seu novo álbum e conheceu Dona Ivone Lara na casa da violonista Rosinha de Valença, em Copacabana — RJ. Ficou por lá um tempo, ouvindo algumas composições, até que, na hora em que estava indo embora, Dona Ivone Lara cantarolou uma pequena melodia que acabou chamando a atenção da baiana.
Dona Ivone foi a primeira mulher a ser aceita na ala de compositores de uma escola de samba (Império Serrano) e explicou que aquele era apenas um trecho, só tinha mesmo os versos iniciais e o refrão “Sonho meu, sonho meu / Vai buscar quem mora longe / Sonho Meu”.
Nessa hora Maria Bethânia ficou encantada! No mesmo dia, assim que chegou em casa, Dona Ivone entrou em contato com o parceiro Décio Carvalho, para ajudá-la a completar a letra do que seria um de seus maiores sucessos naquele ano. A música foi gravada semanas depois, em um dueto com Gal Costa e fez parte do álbum “Álibi”, tornando-se um sucesso popular. Desde então tem sido música obrigatória nas apresentações de Maria Bethânia e já foi cantada na voz de centenas de intérpretes mundo afora.
Mas a história não parou por aí! Devido ao sucesso da música, Dona Ivone Lara (que havia se aposentado como enfermeira) assinou um contrato para gravar seu primeiro disco solo e dedicou-se à carreira de compositora, tendo assim seu sonho realizado!
Por Luciana Piva
Fonte: “101 Canções que tocaram o Brasil” — Nelson Motta
Editora Estação Brasil — 2016